[Tutorial] Modificação do D-Pad do Wireless Controller Xbox 360

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Tutorial] Modificação do D-Pad do Wireless Controller Xbox 360

Mensagem por Dmagz em Sab Ago 07, 2010 1:57 pm

Como fã de jogos de luta, é impossível aceitar o desempenho do D-Pad do Wireless Controller. Ele é mole, impreciso e, na maioria dos casos, irritante. Portanto, com Soul Calibur IV na área, prognóstico de Super Street Fighter II HD Remix, dentre outros, decidi modificar o meu controle para torná-lo um pouco mais... útil.

Vamos ao passo-a-passo para ver se é complicado...

DESMONTANDO

Começando
Retirar os parafusos do controle: isso é relativamente fácil. Digo relativamente porque os parafusos são do tipo torx tamanho 8. Mas não são simples torx, pois os parafusos que a Microsoft colocou tem um pino central, impedindo inicialmente o uso de chave torx comum. O que deve ser feito é remover o pino. Embora seja metálico, é fácil remover o pino com uma pinça ou chave de relojoeiro. Foi tão fácil que eu sequer usei chave torx para desenroscá-los... as própria chave de relojoeiro encaixou com perfeição e pude remover todos os 7 parafusos sem problemas.

... mas... peraí: 7 parafusos? Sim, são 7. Seis são facilmente encontrados embaixo do controle. Mas um deles está escondido dentro do compartimento de baterias do controle, atrás de um adesivo com código de barras. Remova o adesivo e saque este parafuso também.



Desencaixando tudo

Com os parafusos removidos, desencaixe o controle com a face virada pra baixo, para evitar a fuga dos botões... Você até pode desencaixar com a face pra cima, mas A, B, X, Y, Back, Start e o grande X cairão... mas não tem problema, pois o encaixe deles é individual e único. Não há como trocar suas posições no momento da remontagem.



O D-Pad por dentro
O D-Pad do joystick fica aparafusado na face do controle, ao contrário de todos os outros do mercado que são apenas botões por cima da membrana que toca os contatos da placa. Você deve retirar a membrana para ter acesso ao Pad por trás.





Para retirá-lo, você precisará de uma chave relojoeiro do tipo philips. Dentro da pequena carcaça, você verá 2 parafusos minúsculos e 2 presilhas plásticas. Solte os parafusos e, em seguida, com a ponta da chave, solte as presilhas.

A foto a seguir já foi feita com a peça solta para visualização:



Aí, você fica com esse visual:



A MODIFICAÇÃO

Primeiro mod: "A ARRUELA"

Todos sabem que o D-Pad fica meio bobo o tempo todo. Ele fica sacudindo, pois não tem um bom suporte na parte interna do controle. Vamos então colocar uma arruela plástica entre o D-Pad e a membrana que fecha os contatos do controle. Com isso, ele ficará firme, erguerá a parte externa do Pad dando maior curso e melhorando a sensação de uso.

A melhor forma de fazê-la é conseguir uma tampa plástica utilizada normalmente em pacotes de batata Pringles, latas de leite em pó, goiabada, dentre outros. Eu consegui uma tampa de leite em pó Nestlé. Ela é translúcida, não é muito rígida nem grossa. O ideal é algo que seja relativamente rígido, mas possa ser dobrado sem esforço, com pouco menos de 1 milímetro de espessura. Utilizei um compasso com 2 pontas metálicas para efetuar o corte.



A arruela deve ter o tamanho ligeiramente menor que a circunferência interna do suporte do D-Pad e com um furo no meio para passar o pino central da peça. Veja como ela, pronta, fica ao ser colocada em sua posição:



Segundo mod: "A LIXA"

Faremos em seguida o lixamento da face para ganho de movimento: há um pequeno anel na parte frontal do controle, ao redor do D-Pad. Observe que, ao levá-lo para qualquer direção, o Pad toca nesse anel. O que faremos é, simplesmente, lixar a parte interna do anel, deixando-o mais fino. Com isso, o D-Pad não encostará nele e o jogador terá a certeza de que o comando foi dado



Aqui, o que vale é a paciência. Para acelerar o processo, utilizei uma mini-furadeira/parafusadeira Dremel com uma lixa na ponta e, aos poucos, fui desbastando a parte interna do anel. No fim, ao sentir que já estava mais fino, fiz o acabamento com lixa d'água bem fina. Aqui está o resultado:



Pronto. Agora, é só montar o conjunto, apertar todos os parafusos e observar o resultado final:





Diferenças? Numa olhada rápida, nenhuma. Mas é possível perceber na segunda imagem que o D-Pad está mais erguido, afastado do controle. O anel externo também está mais fino e, ao colocar o Pad pro lado, não encostam mais.

Agora, minha avaliação pessoal: foi um trabalho relativamente simples de ser realizado. Não há grandes riscos de perda de componentes ou quebra de qualquer um deles. É necessário apenas se certificar de ter as ferramentas e materiais adequados para a modificação, além de uma certa dose de paciência para trabalhar com a lixa.

A construção e os materiais do controle são excelentes, o design interno é limpo, sem frescuras. Tudo é bem montado.

O resultado final? Um controle preciso, rápido, firme, ideal para navegar com rapidez pela dashboard, mandar mensagens de texto e, claro, para os jogos de luta (e futebol, aparentemente). Tudo o que eu estava procurando desde o início... e sem precisar gastar 1 centavo!!!

Quero agradecer (e muito) ao companheiro Krom, viciado em jogos de futebol e que me incentivou a fazer essa modificação. Fizemos praticamente ao mesmo tempo e o resultado de ambos foi excelente.

Vamos lá, companheiros do Portal: mão na massa! É fácil demais e vai valer a pena!!!

Créditos by Puitigames
avatar
Dmagz
Membro

Mensagens : 571
Data de inscrição : 25/07/2008
Idade : 42
Localização : Santuário

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum