[Notícia] Kinect - Pré Analizando o acessório

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Notícia] Kinect - Pré Analizando o acessório

Mensagem por Dmagz em Seg Ago 09, 2010 10:37 am

Faltando pouco tempo para a chegada do acessório Kinect que vem como a maior novidade em games este ano (para consoles, sem levar em conta o portátil 3DS da Nintendo) há ainda muito mistério sobre o aparelho, sobre as propostas de jogos.
Ficam no ar as perguntas também do que o aparelho pode fazer ou não pode fazer, se é toda aquela maravilha que a Microsoft apresenta ou aquele acessório que vai ser um fiasco como muita gente alega em videos no Youtube, a verdade é que devemos analisar o que temos de concreto e reunindo análises diversas e diversos pontos de vista vou preparar esta pequena matéria para deixar você ai, meu leitor, a par do que é o Kinect da Microsoft.

O que é o Kinect?

Em síntese é uma câmera como uma webcam normal, um senso de profundidade, e 4 microfones (3 na direita um na esquerda) tudo embutido e com processador, tem até um cooler ou seja é mais avançado que parece como voccê pode ver nas fotos ao lado, com isso ele é capaz de enxergar (captando gestos), até se posicionar melhor para rastrear você ajustando o ângulo da câmera, saber a distância (e profundidade do que enxerga), e captar sons como falas. Chique? Sim, muito chique.
Sendo bem franco o Kinect é tão somente um meio de levar informações ao console, pode ser uma camera, um microfone, um controle, um cabide...sei lá o que queri, quem faz o maior trabalho é o software e os desenvolvedores que vão ter que queimar neurônios para trabalhar com esse acessório. O lado bom é que se hoje o Kinect tem limitações fica mais por conta do software e isso a cada dia será desenvolvido e gradualmente melhorando conforme o kit de desenvolvimento e também os desenvolvedores trabalham com o Kinect.

Como ele se conectará com o console?

Desmistificando a compatibilidade do aparelho ele vai funcionar em todos os consoles, dos mais antigos aos mais novos como o modelo 360S. Nos modelos antigos além da conexão USB haverá a necessídade de uma tomada extra pois o Kinect precisará de uma fonte de energia a mais, nos modelos 360S (ou vulgarmente conhecido como Slim) ele terá uma porta própria semelhante ao USB que reunirá tanto a conexão usb quanto a fonte de energia, economizando assim espaço e menos um fio rolando pela sua estante ou rack. Ficamos ainda sem saber se o kit do Kinect conterá o adaptador e a fonte externa, no meu entender e levando em conta as alegações dadas pela Microsoft o kit trará a fonte e o adaptador devido pois a lógica é que seja compatível desde logo com todos os consoles.

Fora isso o que preciso?

Além do dito acima você precisará de 175mb disponível para instalação do driver/software do Kinect

Sobre os jogos já lançados vou poder usar o Kinect?

A resposta de imediato é não. Isso porque os jogos dependeriam de reconhecer o Kinect e isso somente com uma programação para isso, é possível mas muito remoto, que jogos já lançados tenham patchs que contenham a programação necessária para se usar o Kinect.

Então sem jogos para Kinect vou usar para que?

O Kinect poderá ser usado para navegar pela dashboard, dar comandos falados ou por gestos na dashboard. Poderá ser usado para mandar mensagens faladas pela Live aos seus amigos, poderá ter video chat com eles. Em países que o Netflix funciona pode também escolher o filme que quer assistir, escolher a cena, etc mas isso depende que o Netflix venha para o nosso país e seja integrado a Live do Brasil

O Kinect captura com fidelidade todos os movimentos?

Não ainda, pelas inúmeras variantes que o corpo pode fazer o Kinect não pode imitar todos os movimentos, você certamente não verá seu avatar dar cambalhota quando você fizer isso na sua sala, mas depende de como vão capturar e como vao andará o kit da MS, a atual experiência em jogos se não aprendida a forma de jogar em pouco tempo isso pode ser frustrante como no video abaixo



Porém deve se levar em conta que o jogo como tudo tem seu manejo específico de jogar, sua forma correta de jogar, não se pode dizer que o aparelho foi um erro quando a pessoa experimentou por meros 30s. A verdade é que todo jogo leva um tempo para se jogar corretamente o ruim mesmo é nunca jogar corretamente.

O Kinect tem problema com cor preta?

Ao que parece sim, o Kinect não é racista mas a cor preta confunde o sensor, no video abaixo o individuo propositalmente se vestiu todo de preto para ver o que acontecia, confira:



Claro que a não ser que você seja gótico ou um metaleiro (se bem que acho que eles não iam querer jogar mesmo rs) o Kinect vai funcionar como se espera mas é um detalhe que deve se levar em conta e que a Microsoft não comenta. Provavelmente foi outro problema na programação do kit que acabou comendo bola na referida situação.

E o problema do lag no comando, como é que fica?

O Lag no comando foi evidenciado em alguns jogos e nesses jogos atrapalhou bastante a jogatina, mas isso foi em alguns, pelo que se sabe alguns jogos usaram capturas de formas diferenciadas e algumas dessas formas levam mais tempo para serem processadas, ou seja, mais uma falha da programação que escolheu o caminho errado, contudo sabemos que as ferramentas novas conforme usadas vão se ajustando melhor num caso que no outro. Por isso que alguns jogos você não nota lag e em outros o jogo fica completamente prejudicado. As formas de captura e as ferramentas tem que ser usadas conforme o tipo de jogo e a necessidade mas isso somente com o tempo acertarão.

Would you say there's not actually any delay between the camera and what's happening onscreen?

AO: It depends on what technology you're using. I have seen a few games with a bit of lag, but that is the software choice of the creators; they've programmed it a certain way, and they'll come up with new techniques. We will tighten and tighten it. There doesn't need to be a lag. We can get it down to maybe two frames behind, which is pretty insignificant; you won't notice. We're just learning new tricks. Ours is pretty tight.


Em suma tudo depende do software que vai melhorando a cada dia, o Kinect trouxe uma nova forma do jogador dar comandos ao console, mas quem tem que evoluir é o software


"But this is all software-based, so where some people might see some little cracks, they're easily fixable by software. That is, the camera fundamentally works and gives you the input; game designers are running forward in a completely new area and learning this stuff. It's like any console. The first few games will look like nothing compared to second and third generation."


Em testes feitos pela Digital Foundry o Kinect teve quase 200ms de lag, contudo há de se ressaltar que jogos normais de FPS sem qualquer pre processamento tem de 80 a 100ms de demora na resposta. Há um processamento e isso demanda tempo, mas com certeza o número que beira 200ms pode ser bem reduzido.


Há formas de se lidar com a captura do Kinect

Frederic Blais da Ubisoft deu dicas de como se trabalhar melhor com o Kinect, ele disse que para uma captura mais suave em termos de movimento, é preferível você pegar a imagem do jogador ou contornos e transferir para a tela do jogo, outro modo seria pegar o esqueleto mapeado (que é o software usado pelo kit da MS) e jogar em num avatar 3d mas ai os movimentos não ficam tao suaves. O primeiro modo foi feito por um próprio kit da Ubisoft, ou seja eles foram capazes de criar um kit em pouco tempo para as suas necessidades, isso é fantástico.

Pessoas inteligentes sempre sabem usar bem as ferramentas. A EA desenvolve hoje em dia um sistema parecido com o da Ubisoft para trabalhar com o Kinect, fazendo aqui umas projeções o Kinect poderia tornar o jogo PGA de golfe muito mais real que qualquer outro controle pois o swing da tacada é mais que o mero taco e isso não é recurso somente da câmera mas também do seu sensor que captura profundidade dando maior realismo ao movimento apresentado no jogo.


Qual o consumo de Processamento do Kinect?

Muita gente anda falando em torno de 20%, mas 20% do que? Não se tem nenhuma confirmação porém Frederic Blais refuta os comentários dizendo que isso não é verdade que apesar de não saber ao certo a quantidade consumida o número gira em torno de 1% do poder da CPU, isso vai de encontro com o que Alex Kipman falou de ser em torno de 10 a 15% do consumo do sistema, em termos gerais vai também depender do quanto o jogo consumirá em conjunto com as novas instruções de programação do Kinect e novamente do seu kit, mas uso da GPU por exemplo é praticamente nula mesmo atualmente.


Uma nova era do controle

Diferentemente do Wiimote e do move o Kinect não tem botões e isso foi visto como uma limitação, contudo outros desenvolvedores veem isto como a verdadeira liberdade para o jogador, o controle seria o corpo inteiro, a voz. Em termos gerais o Kinect não é como o Wiimote e o Move e poderá ter jogos únicos.


Jogos Hardcore X Jogos Casuais

Depois de uma apresentação do aparelho o que mais interessa a todos é o tipo de jogo que o Kinect terá, aos Hardcores e que gostam de jogos de tiro o Kinect provavelmente não terá de início funcionalidade alguma, a proposta mostrada principalmente pela MS e evidenciada pela imprensa é que o Kinect está mesmo voltado para jogos casuais. Enquanto muitos reclamam que os jogos do Kinect demandam espaço para o jogador (cada vez menores nas grandes metrópoles) e que o jogador fique em pé as produtores não parecem se importar e cada vez mais o jogador que usará o Kinect terá que tirar a bunda do sofá, os jogos apresentados até agora utilizam o corpo todo então é meio lógico que você tenha que ficar de pé mas outro exemplo que é o desenvolvedor não pensando muito bem no jogador.


Mas fora a idéia da MS se voltar apenas para jogos casuais há algo que impeça?

A resposta é, não. Uma das conclusões que diversos analistas chegaram é que não há razão alguma para que o Kinect não seja usada de forma híbrida com o controle tradicional. Talvez o próprio marketing da MS que diz "Você é o controle" impeça de colocarem em prática algo como "Você e o controle". O foco agora é o casualismo e o Kinect acaba se sujeitando a esse objetivo, mas é um alívio saber que o equipamento pode sim ser usado em conjunto e pode ser usado em jogos hardcore, resta saber quem vai ser o primeiro. Fable 3?


Finalizando

Espero que essa pequena notícia (?) possa fazer o pessoal pensar além do que vídeos e pessoas criticas e tendenciosas querem fazer. A tecnologia hoje é atrasada como é muito por conta de impedimentos mentais de querer olhar um pouco a frente que propriamente um impedimento físico ou intelectual. O que não vem para restringir o que já existe ou seja, o que vem para ampliar a experiência em jogos deve ser incentivada para que possa crescer e evoluir em menor tempo.


Fonte: Um monte de sites, Eurogamer, IGN, Youtube, Brasil 360 e bla bla bla...
avatar
Dmagz
Membro

Mensagens : 571
Data de inscrição : 25/07/2008
Idade : 42
Localização : Santuário

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum