Astrônomos encontram o maior reservatório de água do Universo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Astrônomos encontram o maior reservatório de água do Universo

Mensagem por Emmanuel em Ter Jul 26, 2011 6:44 pm




Astrônomos da Nasa (agência espacial norte-americana), apoiados pelo Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), descobriram a maior e mais distante reserva de água detectada até hoje no universo. De acordo com as informações do site infobae.com, a água, que está se encontra na forma de uma gigantesca nuvem de vapor, foi encontrada a uma distância de cerca de 48 milhões de quilômetros da Terra.

Em comunicado, a Nasa afirmou que o volume da nuvem equivale a 140 milhões de vezes a soma de todos os oceanos do planeta e que ela tem uma dimensão cerca de 100 mil vezes maior que o próprio Sol.

A água encontrada, segundo as imagens divulgadas, está envolvida por um quasar – objeto luminoso alimentado por enormes buracos negros que sugam o gás e poeira ao seu redor e expelem enormes quantidades de energia – , localizado a 12 bilhões de anos-luz da Terra.

Com a descoberta, comprova-se que a água foi detectada no Universo um bilhão de anos antes do que o que se previa. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, a luz do quasar foi emitida há mais de 12 bilhões de anos, o que significa que esta água já estava lá há cerca de 1,6 bilhões de anos após o início do universo.

Para comprovar a suspeita, os astrônomos utilizaram dois telescópios diferentes, um no Havaí e um na Califórnia e, desta forma, descobriram também que além de grande, o ambiente em torno desse quasar é extremamente peculiar.

Quente e denso por receber constantemente raios-X e radiação infravermelha, o vapor de água chega a atingir uma temperatura de 53º C, enquanto sua densidade é 300 vezes menor do que a atmosfera terrestre.

As medidas de vapor de água e outras moléculas, como monóxido de carbono, sugerem ainda que o quasar possui material suficiente para crescer até seis vezes o seu tamanho atual.

A descoberta de vapor de água na região já era esperada pelos cientistas que, anteriormente, já encontraram o mesmo elemento na Via Láctea e em outras galáxias, e acreditavam na presença de água no universo desde seus tempos mais primórdios.

A quantidade elevada e a distância, porém, foram surpresas para os pesquisadores, segundo informou Matt Bradford, diretor de um dos grupos de pesquisa em entrevista a revista Astrophysical Journal Letters, que publicou o estudo.

"Esta é mais uma prova de que a presença de água é um fenômeno generalizado em todo o Universo, mesmo que seja em seus primórdios", disse.

Fonte: Opera Mundi


_________________
Sartre já dizia: "O inferno são os outros"

E.D.E.M.A. 2011: "Porque Bhut Jolokia no cu dos outros é refresco"

Emmanuel
Admin

Mensagens : 1562
Data de inscrição : 22/07/2008
Idade : 33
Localização : Natal, Rio Grande do Norte

Ver perfil do usuário http://vanguardarpg.tv-soap.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Astrônomos encontram o maior reservatório de água do Universo

Mensagem por Leo em Ter Jul 26, 2011 8:27 pm

não me acordem até encontrarem a maior reserva de MÉ do universo. até lá, não faz sentido a corrida espacial msm...

_________________


"Tinha o livro que indicava a via oculta
Que atravessa o vazio e as suspensas telas espaciais
Que sustentam em suas raias os mundos sem dimensão
E guardam a eternidade no domínio que lhe é próprio."
- HP Lovecraft, "os fungos de Yuggoth"

Leo
Membro

Mensagens : 1549
Data de inscrição : 16/03/2010
Idade : 33

Ver perfil do usuário http://memoriasdespertas.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum